Escola Odorico Leocádio da Rosa

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Rondonópolis, Mato Grosso, Brazil
Rua Rio Grande do Sul nº2640 Jardim Belo Horizonte Telefone:(06634211024 Coord.Pedagógica:066)96289810 Direção:(066)96344757 Email: eodoricoleocadio@yahoo.com.br Email Institucional: roo.ee.odoricol.rosa@seduc.mt.gov.br

PPP - Parte 1 - Identificação e Filosofia da Escola Odorico

ESCOLA ESTADUAL ODORICO LEOCADIO DA ROSA
PPP – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

1.      INTRODUÇÃO

[...] a educação nem é uma força imbatível a serviço da transformação da sociedade, porque assim eu queira, nem tampouco é a perpetuação do ‘status quo’ porque o dominante o decrete. O educador e a educadora críticos não podem pensar que, a partir do curso que coordenam ou do seminário que lideram, podem transformar o país. Mas podem demonstrar que é possível mudar. E isso reforça nele ou nela a importância da sua tarefa. (FREIRE,1996,P.112)


Ao elaborar o seu Projeto Político Pedagógico a escola busca esse entendimento de que apenas o trabalho desenvolvido pelos seus profissionais não pode promover as mudanças sociais necessárias a uma sociedade mais justa e mais igualitária, mas que essas mudanças são possíveis e a prática pedagógica desenvolvida pela escola, de forma crítica pode formar pessoas conscientes das necessidades de mudanças e capazes de agir em busca do bem comum.
Outro objetivo é o de promover um trabalho, do qual todos os segmentos participam: avaliando para detectar os problemas, apresentando sugestões para melhoria e assumindo juntos a responsabilidade de realizar o que foi proposto. Ninguém é capaz de realizar sozinho, uma educação de qualidade. Por isso, ao elaborar a sua proposta de trabalho a escola procura envolver toda comunidade escolar.
A construção do Projeto Político Pedagógico representa a síntese de um processo permanente de discussão da realidade da escola na busca de uma prática pedagógica capaz de efetivar os objetivos propostos pela comunidade escolar, considerando o compromisso desta com a educação e o ensino no cumprimento de sua função social.
Ao elaborar a sua proposta pedagógica a escola leva em consideração a Constituição Federal no seu Artigo 205, quando assegura que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Para tanto, a escola busca a construção da sua proposta de trabalho em consonância com os valores estabelecidos pelas famílias dos alunos, dos professores e demais funcionários, visando uma educação conjunta. Ao mesmo tempo prioriza um ensino voltado para o desenvolvimento da reflexão e do pensamento lógico, oportunizando aos seus alunos a construção da autonomia como ser humano.
A escola tem como princípio a igualdade de tratamento, assegurando que ninguém será prejudicado ou privilegiado em razão de qualquer particularidade ou condição como: raça, cor, credo, profissão, idade, orientação sexual, convicções políticas ou filosóficas, portadoras de necessidades especiais ou qualquer outra forma de discriminação.
A construção deste Projeto Político Pedagógico tem como finalidade sistematizar uma proposta de trabalho, tornando-a um instrumento facilitador na resolução dos problemas enfrentados pela escola, uma vez que “a reflexão sobre o cotidiano escolar e o planejamento conjunto das ações a serem desencadeadas no andamento do projeto eliminam a improvisação” (SEDUC, 1997, p. 7).
Com este entendimento temos clareza que a melhoria da educação na escola só pode acontecer a partir de um projeto pensado, elaborado, assumido e executado com a participação e a vontade coletiva.


2. OBJETIVOS


1 – Desenvolver uma ação pedagógica centrada na construção de cidadãos solidários, conscientes, críticos, participativos e capazes de atuar no meio em que vivem, buscando o bem comum;

2 – Proporcionar uma convivência harmoniosa e criativa entre escola e comunidade, abrindo as portas à participação e reflexão a respeito da realidade como um todo;

3 - Valorizar o trabalho coletivo como articulador dos diversos segmentos da comunidade escolar, fundamental para sustentar a ação da escola em torno da sua proposta de trabalho, tendo em vista a direção comum que se quer dar ao processo;

4 – Oportunizar à comunidade escolar, Assessoria, SEDUC e outros, a conhecer a realidade da escola, dos seus pontos positivos, seus problemas e quais alternativas estão sendo propostas para saná-los;

5 – Conhecer como um todo o trabalho administrativo, pedagógico e social que a escola está desenvolvendo, para melhorar a qualidade do ensino;

6 – Envolver todos os segmentos da comunidade escolar, num processo democrático de construção da escola que se almeja;

7 – Organizar e documentar o trabalho elaborado e desenvolvido pelos diversos segmentos da comunidade escolar, para que todos os interessados tomem conhecimento;


3. CONHECENDO A HISTÓRIA DA ESCOLA ODORICO LEOCÁDIO DA ROSA

Ao ser inaugurado o Conjunto Habitacional Belo Horizonte, hoje conhecido por Novo Horizonte, não havia escola por perto que pudesse atender a nova clientela, por isso, este bairro juntamente com o Planville e Parati organizou um abaixo assinado requerendo uma escola para essa região, o qual foi enviado para o governador da época.  Em atendimento a essa solicitação foi autorizada a construção da escola.
Enquanto a construção estava sendo realizada, as primeiras matrículas foram feitas na casa da professora Mary Rone Rodrigues Castro, que ao assinar o documento, solicitou sua remoção para a nova escola e passou a trabalhar como secretária da mesma, onde trabalha até hoje, já como professora.  As salas de aula foram improvisadas no terreno da Igreja Santa Terezinha, em uma pequena cabana construída de madeira e coberta com folhas de coqueiro.
Mais tarde foi construída uma pequena escola de alvenaria, situada à rua Rio Grande do Sul, Nº 2640, que começou a funcionar no início do ano de 1988. Contudo, o decreto de criação só foi publicado no dia 17 de setembro de 1990. Esta unidade escolar recebeu o nome de Odorico Leocádio da Rosa, em homenagem a um professor que veio de Cuiabá atender Rondonópolis, que na época não possuía professores habilitados. O Professor Odorico foi o primeiro a ser nomeado pelo Estado de Mato Grosso, para trabalhar em Rondonópolis. O mesmo trouxe um método moderno de educar sem o uso da palmatória, usado pelos professores da época. Os alunos ficaram contentes com a nova forma de ensinar.
No seu início funcionava com apenas quatro salas de aula, somente com as séries iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries). Com o crescimento da população e a distância das outras escolas, surgiu a necessidade de expandir o ensino para as séries finais do Ensino Fundamental, que foi implantado gradualmente até chegar à 8ª série em 1992.
Aos poucos foi sendo ampliada, em 1993 foi construída uma sala que deveria ser usada com vídeo, mas essa possibilidade ficou inviabilizada, pois a escola não era murada e esta ficava um pouco afastada das outras salas correndo o risco de ser assaltada. Em 1994 houve mais uma pequena ampliação com a construção de uma sala. No ano seguinte, sentindo a necessidade a própria comunidade escolar viabilizou a construção de uma sala com recursos angariados em festas.
Com a campanha, Nenhuma Criança Fora da Escola, houve uma grande procura por matrícula, quando o governo resolveu construir mais um pavilhão com quatro salas no ano de 1999. Algumas melhoras como calçadas, lavanderia, entre outras foram sendo implementadas aos poucos com a ajuda da comunidade e do comércio local.
Atualmente é considerada uma escola de médio porte, contando com 15 salas de aula. Possui, ainda, uma sala para a secretaria, sala da direção, sala da coordenação, laboratório de informática, cozinha, pátio coberto, banheiros masculinos e femininos, duas quadras uma descoberta e outra coberta.
Até o ano de 1997 o currículo da escola era organizado somente por séries. Em 1998 foi implantado o Ciclo Básico de Aprendizagem nas duas séries iniciais, aceito como positivo por algumas professoras e visto com certa reserva por outras. No ano 2000, por determinação do governo estadual, houve a implantação da Escola Ciclada de Mato Grosso, com acréscimo de um ano escolar no Ensino Fundamental, passando de oito para nove anos.
A implantação teve início com as três primeiras fases do I Ciclo. Nos anos seguintes foi sendo implantado gradualmente, sendo que em 2007 completou a implantação do Ensino Fundamental por Ciclos de Formação Humana, com 3 Ciclos divididos em 3 fases cada um. Assim, a escola já cumpre a determinação da Lei Nº 11.274/2006, a qual determina que o Ensino Fundamental seja de nove anos.



4. FILOSOFIA

Ser cidadão significa ser tratado com humanidade e aprender a fazer o mesmo em relação às demais pessoas, ter acesso a formas mais interessantes de conhecer e aprender a enriquecer-se com a troca de experiências com outros indivíduos. (SEDUC, 2004, p. 10)

A Escola Odorico Leocádio da Rosa busca o desenvolvimento tanto dos aspectos cognitivos como atitudinais, formando cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, para que promovam os valores que visam o bem comum. Um cidadão com autonomia para exercer ações coerentes para as mudanças necessárias a uma sociedade mais justa e igualitária
As profundas mudanças sociais, somando-se a uma grande quantidade de informações acumuladas exigem um profissional que além de conhecer as especificidades do seu trabalho seja capaz de relacionar os diferentes aspectos da vida aos interesses do bem comum. Pensar a escola e sua função social significa pensar também sua relação com o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. Pois a relação das pessoas com o saber sistematizado passa por muitas alternativas e fontes de conhecimento, além da escola.


5. CONHECENDO A COMUNIDADE

A escola busca, constantemente, desenvolver um trabalho em conjunto com a comunidade considerando a importância de conhecer suas expectativas, suas necessidades, formas de sobrevivência, valores, costumes, e suas manifestações culturais. É através desse conhecimento que a escola pode atender as necessidades e auxiliá-la a ampliar seu instrumental de compreensão e transformação da realidade.
As famílias que compõem a comunidade escolar são formadas, principalmente, pelos moradores do bairro Belo Horizonte, que teve início com a construção do Conjunto Habitacional com o mesmo nome, conhecido atualmente por Novo Horizonte. Segundo a Senhora Cleusa Pereira de Matos, uma das primeiras moradoras desse conjunto, algumas pessoas da comunidade entenderam que esse nome era mais conveniente e foram espalhando tornando-se conhecido por todos.
Este Conjunto foi construído em 1982 e inaugurado em janeiro de 1983, para atender o crescimento populacional da cidade, principalmente, com a chegada de um grande número de migrantes que vieram pela influência da lavoura da soja, que começava a ser implementada no cerrado do município de Rondonópolis, assim como em quase todo o Estado de Mato Groso.
Para melhor conhecer a realidade da comunidade escolar, seus anseios e necessidades, é realizada uma pesquisa anualmente com todos os seus segmentos.  Os alunos responderam questionários para manifestarem suas opiniões a respeito do funcionamento da escola e apresentarem sugestões para melhoria do trabalho realizado.

5.1. PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
Os alunos participaram de uma pesquisa quando tiveram oportunidade de fazer uma avaliação da administração e também dos diversos segmentos da escola e apresentaram sugestões para melhoria do funcionamento e, consequentemente melhoria da qualidade do ensino. A pesquisa procurou, ainda, evidenciar alguns aspectos considerados importantes para a proposta da escola.
Quanto a avaliação do trabalho realizado pela Direção 92,56% considera bom ou ótimo. O trabalho da Coordenação foi avaliado bom ou ótimo por 91,25%. A Secretaria da escola foi considerada boa ou ótima por 89,32%. Tanto a merenda e a limpeza da escola também tiveram avaliação positiva.
Com relação a distorção idade/fase verificamos que 18,5% dos alunos ainda encontram-se fora da faixa etária prevista pela proposta da escola por ciclo de formação humana. Contudo, esse número vem caindo a cada ano e acreditamos que brevemente será uma porcentagem mínima. Dos alunos que participaram da pesquisa, 43,90% são do sexo feminino e 56,10 masculino.
A maioria dos alunos que freqüentam a escola vem de outros bairros, ou seja, 62,50%. Os bairros: Moradas do Parati e Planville são pertos da escola, mas outros como: Parque Universitário, Jardim das Paineiras e Tancredo Neves de onde vêm muitos alunos, além de distantes eles têm que atravessar uma rodovia perigosa. Os que moram no bairro Novo Horizonte são 19,20% e outros 18,20% deixaram de responder a questão.
Um número significativo de alunos disse que gosta de estudar nessa escola, ou seja, 87,32%, o que pode ser considerado positivo. Apenas 11,88% assumiram que não gostam. Os motivos que levam os alunos gostarem da escola são interessantes: porque o ensino é bom ou excelente e a escola é organizada 43,46%; porque os professores são bons ou ótimos, 31,88%. Muitos desses alunos estudam há vários anos nessa escola. Por outro lado, os que disseram que não gostam foram por motivos irrelevantes e bem dispersos.
A pesquisa verificou que 57,1% levam os estudos a sério prestam atenção nas explicações dos professores, 82,27% procuram tirar suas dúvidas na sala de aula e 86% afirmam que procuram cumprir com suas obrigações como alunos, fazendo as tarefas, as atividades de sala e matem os conteúdos atualizados. Por outro lado, 47,53%, não possuem hábito de leitura fora da escola, 41,73% não se preocupam em prestar atenção nas aulas e nem tirar as dúvidas com os professores.
Perguntados se possuem um horário determinado para estudar em casa, 47,8% responderam que sim e 51,59% responderam que não. Em resposta á pergunta do que era preciso melhorar na escola, 23,76% responderam que era diminuir as conversas, bagunças, brincadeiras na sala de aula porque atrapalha a aprendizagem e brincadeiras de mau gosto e brigas no recreio. Portanto as melhorias solicitadas são a respeito do comportamento dos próprios alunos.
Quanto a perspectiva para o futuro, somando os que disseram que querem fazer um curso superior, estudar para ser alguém na vida e um mundo melhor sem violência e mais respeito à natureza temos um resultado de 92,4% das respostas. Quanto à importância de se estudar, 95,36 responderam positivamente, afirmando que sem estudo é difícil se conseguir melhorar de vida. Com as respostas dos alunos podemos considerar que a maioria tem uma boa perspectiva para o futuro.
De acordo com as respostas podemos concluir que a maioria dos alunos tem um bom relacionamento com os pais, pois entre os que disseram que o relacionamento com os pais é bom e ótimo somam 95,65% e apenas 3,47% responderam que o relacionamento com os pais é ruim ou péssimo. E, 69,85 tem liberdade para dialogar com os pais sobre problemas pessoais e as dificuldades de aprendizagem na escola.



5.2. PARTICIPAÇÃO DOS PAIS

A contribuição dos pais foi apresentada por meio de um questionário respondido, quando realizaram avaliações sobre o desempenho dos diversos setores e apresentaram sugestões para melhoria. Foram distribuídos 270 questionários, dos quais retornaram 248 devidamente respondidos.

1 – Por que escolheu essa escola para matricular o seu filho ou filha?

Respostas
- Por indicação ou referências de que é uma ótima escola
44
- Porque é exemplar e fica perto da minha casa
38
- Porque a escola é ótima e tem ótimos profissionais
35
- Porque o ensino é bom
22
- Porque é a mais perto da minha casa
27
- Porque a escola se preocupa tanto com o aprendizado como com a educação dos alunos

15
- Porque aprovo os métodos e a qualidade do ensino
13
- Porque desempenha um bom trabalho e possui funcionários compromissados e dedicados

14
- Porque meu filho estuda nessa escola desde a alfabetização
6
- Porque tem disciplina, ótimos funcionários e ótimo local físico.
13
- Porque tem disciplina
11
- Porque a escola é organizada, o ensino é de boa qualidade e se houver problema com algum aluno os pais são comunicados.
10
TOTAL
248


Pelas respostas podemos concluir que os pais escolheram esta escola de forma consciente, ou por indicação de ótimas referências ou por já ter conhecimento do trabalho realizado, bem como da organização e da disciplina e acompanhamento aos alunos. Quando a avaliação é positiva podemos entender que facilita a Gestão, porque conta com o apoio da comunidade.

2 – Faça uma avaliação do trabalho realizado pela escola, em todos os setores.

Respostas
- A escola está de parabéns, todos os setores são muito bons.
71
- Os trabalhos desenvolvidos na escola são bons
46
- Parabéns, o ensino é bom e a escola é a mais organizada.
34
- A escola é boa, acompanha o desempenho e as faltas.
32
- A Direção e Coordenação são ótimas, têm credibilidade.
21
- O método de ensino é bom
6
- A alimentação e a informática são regulares
4
- A escola tem cumprido com responsabilidade o seu papel
3
- Todos os setores são bons, principalmente o Karatê e a fanfarra.
2
- Não conheço bem a escola, cheguei a ouço tempo na cidade
1
- Tudo tranqüilo, mas às vezes meu filho fica sem lanche porque os outros alunos cortam a fila.
1
- Todos os setores são bons, mas podem melhorar.
2
- Todos os setores são bons e atendem bem as pessoas
2
- Mais ou menos
1
- Todos os setores são bons, o que deixa a desejar é o portão que deveria abrir 15 minutos antes da entrada e da saída.
1
- Os serviços são bons, mas alguns alunos reclamam da limpeza das carteiras.
1
- Ótimo em todos os sentidos menos na segurança (roubo de bicicletas)
1
- Todos os setores são muito bons e trabalham de forma integrada
2
- Não responderam
17
TOTAL
248

Novamente a escola é avaliada positivamente em todos os setores, mesmo porque o trabalho desenvolvido prima pela integração de todos os setores quando são ouvidos na apresentação de sugestões como na resolução dos problemas. Quando todos são envolvidos facilita a divisão de responsabilidades.

3 – O que você mais gosta na escola?

Respostas
- Da qualidade do ensino
37
- De tudo
26
- Da atenção com que todos recebem as pessoas
21
- Da disciplina
21
- Do empenho de todos e da qualidade do ensino
18
- Da organização
17
- Da limpeza e dedicação
15
- Da organização e dedicação
15
- Da qualidade do ensino e dos projetos
15
- Da organização e dos professores
9
- Da organização e da aprendizagem
7
- Do acompanhamento com os alunos, tanto das professoras como da Coordenação e da direção.
2
- Do acompanhamento e da divisão de turmas por idade.
1
- Do recreio e das aulas
1
- Da festa junina e das reuniões
1
- Da Direção e da estrutura física
1
- Do desempenho dos professores
1
- Da entrada, porque os alunos cantam e rezam
1
- Da limpeza e quando a Josefina põe os alunos de castigo
1
- Da organização e das aulas de Karatê e informática
1
- Da metodologia
1
- Do incentivo à leitura
1
- Dos professores e das atividades desenvolvidas.
1
- Da recepção dos professores e das reuniões.
1
- Da pontualidade e do compromisso
1
- Da comunicação
1
- A forma como a Diretora resolve os problemas da escola
1
TOTAL
248


Os pais demonstram a valorização da qualidade do ensino proporcionado pela escola, quando a maioria responde que o que mais gosta na escola são as atividades que promovem a melhoria do desenvolvimento dos seus filhos.

4 – Apresente sugestões que possam melhorar o desempenho da escola.

Respostas
- Não apresentaram sugestões
53
- Guarda no portão
29
- Deixar na escola só os alunos que querem estudar
22
- Mais segurança
15
- Implantar Ensino Médio
15
- Oferecer aulas gratuitas de libras, danças, teatro, artesanato.
15
- Melhorar os banheiros
14
- Dar notas e não conceitos
8
- Diminuir a bagunça e a conversa na sala de aula
8
- Ar condicionado nas salas de aula
8
- Passar mais tarefa
11
- Melhorar o salário dos professores
6
- Atividades para desenvolver a oralidade dos alunos
4
- Usar os livros didáticos só na escola, não levar para casa
1
- Liberar os computadores para os alunos fazer trabalho e imprimir
1
- Os alunos devem deixar as salas organizadas
1
- Aumentar as salas de aula
2
- Aprofundar mais os conteúdos de Inglês
1
- Direitos iguais para todos os alunos
1
- Ligar para os pais quando o aluno faltar
1
- Orientar os alunos para o uso do patrimônio
2
- Não ter cantina com lanche vendido, pois nem todos os alunos podem comprar.
1
- Desenvolver projetos sociais com os alunos: arrecadação de alimentos, arborização do bairro, visita ao lar dos idosos
1
- Mais aulas de computação na semana
2
- Reuniões de pais no sábado
1
- Construir passarela na BR.
1
- Realizar viagem de estudo pela cidade uma vez por semana
1
- Punir os alunos que não querem nada com nada e prejudica os demais
1
- Colocar mais sal no lanche
1
- Melhorar a sinalização da saída com guarda de trânsito
2
- Incentivar os pais a participarem das promoções da escola para angariar dinheiro para melhorar a escola
1
- Incentivar a leitura
1
- Os professores se irritam quando o aluno pergunta duas vezes a mesma coisa
1
- Deixar as crianças entrarem quando chegam para não ficarem no sol
1
- Maior colaboração dos pais na educação dos alunos
1
- Comprar uma máquina para lavar as calçadas
1
- Colocar um inspetor de alunos
2
- Mais atenção dos professores
2
- Mais reuniões d pais
1
-Fazer reuniões dos pais nas salas junto com os alunos
1
- Liberar o uso de calça sem ser jeans
1
TOTAL
248



Um grande número preferiu não apresentar sugestões, até porque consideram que a escola está bem e não há necessidade de mudanças. Contudo aparecem algumas sugestões que se repetem a vários anos, reforçando a idéia de melhorar a segurança com a sugestão  de se colocar guarda durante o dia, implantação do Ensino Médio. Outra sugestão que vem sendo apresentada desde as primeiras perguntas é sobre o desenvolvimento de projetos e atividades mais significativas para melhor envolver e estimular os alunos.

5.3. PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA
Quanto à avaliação e sugestões da equipe da escola, envolvendo Diretora, Coordenadores, professores e demais funcionários, foi considerada a que aconteceu no início do mês de abril de 2010, quando foi realizada uma avaliação institucional, momento que todos tiveram oportunidade de manifestar suas opiniões e sugestões para orientação do trabalho desenvolvido pela escola. A mesma avaliação foi utilizada para concorrer ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Essa avaliação é apresentada a seguir, com as evidências.

Fonte: PPP - Projeto Político Pedagógico da Escola.

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