ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ODORICO LEOCÁDIO DA ROSA
PROJETO FLAUTA NA ESCOLA
PROFESSORA: ALAYNE RIBEIRO MARTINS
DIRETORA: MARIZA NAURIDES CRUVINEL DE OLIVEIRA
COORDENADORAS: EULALIA VIEIRA DE MELLO
MARIA APARECIDA DA SILVA REIS
RONDONÓPOLIS – MT
2011
ALAYNE RIBEIRO MARTINS
PROJETO FLAUTA
“A pratica educativa é tudo isso: afetividade, alegria. Capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança ou, lamentavelmente, da permanência do hoje. Ensinar exige querer bem aos educandos.”
(Paulo Freire)
JUSTIFICATIVA
A música altera o estado de espírito. O corpo reage às vibrações dos sons, são despertadas emoções que interferem no funcionamento do organismo. Existem teorias que comprovam as reações de células e órgãos através das emoções que são deflagradas.
Na escola, a música é um dos meios mais eficazes de se atingir as crianças e os jovens: influencia-lhes a vida moral, social e espiritual, estabelecendo uma atmosfera de alegria, ordem, disciplina e entusiasmo, indispensáveis em todas as atividades escolares. Principalmente coopera em alta porcentagem na estrutura da personalidade do futuro adulto, pois, como arte que é, se desenvolve no terreno da emotividade.
Partindo destas afirmações, viu-se a necessidade de desenvolver um projeto para ajudar os jovens a iniciarem uma atividade que viesse a contribuir para a integração social, cultural e artística. Algo que despertasse neles, de forma pedagógica e educativa, a necessidade de resgatar a sensibilidade frente a tantos problemas sociais e construir um mundo melhor. Consciente disto implantou-se o projeto Flauta na escola com aulas de música teórica e prática. E canto coral onde os alunos irá cantar músicas de acordo com seu timbres de vozes e melodias que será cantadas fazendo a divisão de vozes masculinas e femininas,com isso irão desenvolver o gosto de cantar e desenvolver suas técnicas e exercícios dados para as vozes de acordo com suas idades o seja um coral infantil.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a sensibilidade da música, valorizando e estimulando os conhecimentos e vocação musical da criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver a criatividade e a sociabilidade dos alunos;
• Despertar o interesse pela iniciação à música;
• Descobrir novos talentos através da música;
• Trabalhar a pluralidade cultural;
• Proporcionar vivência e aquisição em música, de forma auditiva, expressiva e motora;
• Disciplinar e socializar para obter união na fusão dos sons, na harmonização dos ritmos, comunhão dos sentimentos e interesses;
• Desenvolver a inteligência e o raciocínio;
• Aprimorar o senso estético;
• Conscientizar o flautista da sua importância, responsabilidade dentro do grupo;
• Comunicar-se através de diferentes formas;
• Desenvolver técnicas e exercícios de respiração, postura, concentração, memória, exercícios rítmicos corporais, entre outros;
• interpretação de músicas existentes, vivenciando um processo de expressão individual ou grupal, dentro e fora da escola.
DESENVOLVIMENTO
As aulas serão ministradas na sala de aula no horário destinado a aula de Artes com duração de uma hora semanal. São desenvolvidas a parte teórica e prática, na qual os alunos estudam as notas musicais, figuras, tempos e tocarão o instrumento acompanhando a partitura e cantos de acordo com sua vivência; Participam do projeto os alunos da 3ª Fase do 1º Ciclo “A”.
O desenvolvimento musical como um todo, inicia-se por meio de experiências concretas, para depois compreender os conceitos de notação musical (teóricas e abstratas).
- as crianças diferem quanto à facilidade de atingirem determinados níveis de musicalização.
- as diferenças apontam sensibilidades específicas em relação aos elementos que constituem a música – algumas crianças têm mais facilidade para compreender o ritmo, enquanto outras a melodia.
- algumas habilidades musicais são de natureza genética, como por exemplo, o ouvido absoluto ou o ouvido relativo.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através da observação no desenvolvimento da criatividade, no interesse, na disciplina, na responsabilidade, nas relações interpessoais, também na teoria e prática e acompanhamento das notas nas partituras.
AGRADECIMENTOS
A professora Lúce Léa que me ajudou muito no desenvolvimento desse projeto, a diretora Mariza Naurides Cruvinel de Oliveira e especialmente a coordenadora pedagógica Maria Aparecida da Silva Reis que muito auxiliou, incentivou e sempre apoiou no desenvolvimento do projeto de música.
A música engrandece a alma.
Professora: Alayne Ribeiro Martins.
como esta o andamento do projeto?...tenho interesse em implantar na minha escola...
ResponderExcluirmas preciso saber se esta havendo algum sucesso na execução do mesmo...