Escola Odorico Leocádio da Rosa

Minha foto
Rondonópolis, Mato Grosso, Brazil
Rua Rio Grande do Sul nº2640 Jardim Belo Horizonte Telefone:(06634211024 Coord.Pedagógica:066)96289810 Direção:(066)96344757 Email: eodoricoleocadio@yahoo.com.br Email Institucional: roo.ee.odoricol.rosa@seduc.mt.gov.br

Projeto "Educação não tem cor"

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL “ODORICO LEOCÁDIO DA ROSA”
Rua Rio Grande do Sul, 2.640 – Jardim Belo Horizonte – CEP 78705-300 – Rondonópolis – Mato Grosso
Fone/Fax: 0xx 66-3421-1024 
E mail: eodoricoleocadio@yahoo.com.br / E mail Institucional: roo.ee.odoricol.rosa@seduc.mt.gov.br

                      


PROJETO: EDUCAÇÃO NÃO TEM COR
 
RONDONÓPOLIS-MT
2011

Justificativa
           
            Apesar de a população negra constituir grande parte da sociedade brasileira, somente a partir nº. 10.639/03 que tomou obrigatório o ensino da História da África e dos Afro-brasileiros no Ensino Fundamental e Médio, as escolas ampliaram a reflexão e discussão sobre o papel e a posição do negro em nossa sociedade.
            Há necessidade de conscientizar acerca das práticas e representações que configuram o racismo, apresentando aos alunos a verdadeira história e  tradição do povo negro no Brasil, de maneira íntegra, sem estereótipos que distorcem e não retratam fielmente a trajetória dos descendentes de africanos, sem mensagens subliminares que consolidam uma sociedade racista e excludente.
O currículo é um lugar de escolhas; ele não é neutro e precisa ser alimentado pela ação do professor. À medida que estamos tratando de um conteúdo omitido, negligenciado e pouco conhecido pela escola e pelo professor, é que promovemos a restituição da presença e da dignidade da população negra como sujeito na história e na cultura brasileira. Precisamos tomar cuidado para não cometemos uma falha pedagógica muito comum nas nossas escolas. (LOPES: 2006, p.24)

No Brasil a discriminação étnica cultural e racial, reproduz-se em vários contextos sociais das relações entre brancos e não brancos.  Em se tratando do alunado negro verifica-se um tratamento diferenciado; percepção negativa; veiculação e preconceitos.

            Assim sendo, ao elaborar um projeto sobre Cultura Negra a Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa se preocupa em desenvolver atividades que possibilitem aproximar nossos alunos da riqueza cultural afro-brasileira, aprofundando o estudo das fortes raízes culturais africanas, visando elevar a autoestima da criança negra e sua percepção e atuação sobre si mesma e seu lugar no mundo.  
            Desde a mais tenra idade deve-se trabalhar o assunto, privilegiando a questão da identidade, do respeito à diversidade e da auto aceitação. Toda a comunidade escolar deve estar inserida no projeto e não apenas os afro-descendentes, de forma em que fique claro que conhecer as variadas culturas são essenciais, despertando na criança o respeito pelas outras pessoas independentemente da raça. Para tal, é fundamental divulgar o lado positivo da história negra, não apenas as questões de escravidão, miséria e sofrimento, proporcionando situações didáticas centradas em dinâmicas, vivências, ações e reflexões, no estímulo a criatividade e na resolução de problemas que possibilitem aos alunos a pensarem na questão de forma ética.
O nosso grande desafio é fazer com que os objetivos da proposta educativa, construída coletivamente, tornem-se ações concretas no nosso trabalho diário, junto ao nosso público, preservando as especificidades do projeto. O nosso trabalho será desenvolvido de uma forma mutua, ou seja, transferência de conhecimentos entre educadores e educandos.

OBJETIVO GERAL:
·        Romper com o modelo pedagógico vigente, incluindo afro-brasileiros na condição de decisório para a construção da sociedade.
·        Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura Afro-brasileira.
·         Promover uma nova visão da História dos Africanos do período colonial, com seus reinados e impérios, sua cultura e os reflexos sobre a vida do afro-brasileiro em geral.
·         Garantir ao Afro-brasileiro a construção de sua personalidade com referência em outros negros.
·         Proporcionar condições ao Afro-brasileiro promover a cidadania e igualdade racial, alcançáveis por meio de uma pedagogia multiracial.
Objetivos Específicos:
·        Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo.
·        Desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana.
·         Trazer á tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversas, para um posicionamento mais crítico frente á realidade social em que vivemos.
·        Tornar os educandos participantes, mais dinâmicos e livres para expressarem sua capacidade de também criar e fazer dos conhecimentos experimentados no projeto.
·        Motivar os educandos, fazendo deles pessoas autônomas e respeitosas em outros lugares e espaços de suas vidas.
·         Construir práticas educativas de socialização em todos os níveis para aprendizagens entre os diferentes, com valorização da estética, cultura negra, visando à condução de um processo seguro de afirmação de identidade étnico-racial.
·         Priorizar temas que perpassem por todas as áreas de conhecimento.
·         Abordar temáticas que visem coibir a reprodução do racismo, garantindo assim um currículo e práticas pedagógicas que atendam as demandas dos grupos étnicorraciais locais.
·         Organizar conteúdos para que sejam abordados referências históricas, geográficas, lingüísticas, religiosas, do africano, afro-brasileiro, juntamente com outros grupos étnicos e culturais.
·         Inserir conhecimentos sobre a história da áfrica, da cultura africana, afro-brasileira, na formação da população em Mato Grosso
·         Realizar atividades de revitalização da escrita, história, cultura, literatura e arte negra.

Desenvolvimento metodológico
    Partindo da concepção de que a educação das relações étnico-raciais se dá a qualquer tempo, propomos apresentar o projeto para a comunidade escolar interna e externa trabalhando atividades que garantem aprendizagens referentes à questão racial, valorizando e respeitando as diferenças, em relação ao fenótipo, religião e cultura, mudando a maneira de ser, pensar, agir.
Através de um SARAU proporcionar momentos de interpretação de monólogos, poesias, paródias com exposições de fotos e trabalhos artísticos confeccionados pelos alunos durante o projeto.
A escola terá participação no desfile de 7 de setembro demonstrando todo os trabalhos desenvolvidos até esta data sobre a cultura afro.
1º CICLO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Na Educação Infantil a projeto tem como foco principal aprimorar a sociabilidade das crianças através:
Expressão oral: histórias com personagens negros; músicas; teatro; poemas; estéticas; dramatizações; jogos; brincadeiras; e elementos culturais de matriz africana de forma positiva.
Cor, forma, tamanho, espessura: objetos, blocos lógicos com imagem, desenhos, figuras geométricas, que envolvam o universo cultural e étnicorracial da sociedade mato-grossense;
Corporeidade: conhecimento e reconhecimento positivo das diferenças étnicorraciais;
Neste sentido a interação social deve ganhar dimensão ainda maior  através de cooperação, solidariedade, respeito, atividades lúdicas que integram e provocam aprendizado sobre as diferenças, introduzindo ações educativas, brinquedos e atividades que auxiliem na aprendizagem sobre a diversidade tais como: bonecas negras e outros materiais que venham contribuir na educação dos nossos alunos.
Familiares dos alunos afro-descendentes serão convidados para contar histórias de sua vida, informações que serão transformadas em texto.
Construção de um álbum/glossário com palavras de origem africana, curiosidades sobre o povo africano, atualidades, etc. Este glossário será exposto no dia do Sarau.
O professor irá discutir com seus alunos o respeito, ao outro, enfocando a pluralidade étnica, cultural e religiosa existente na sala de aula, usando recursos áudio visuais a fim de demonstrar as multiplicidades étnicas presentes na escola.
Através da literatura infantil trabalhar com variados gêneros textuais, contos, mitologia africana que tragam informações sobre a contribuição negra para a cultura brasileira, usar palavras de origem africana, explicando a importância da autoaceitação como forma de valorização do Ser.
Na Literatura existem grandes títulos que rendem excelentes trabalhos acerca do tema. Tendo em vista que estimular e desenvolver o hábito e o prazer pela leitura deve ser objetivo simples para que os alunos fiquem motivados para o tema do projeto. Entre eles sugerimos:
  • LIMA, Heloísa Pires. Histórias da Preta. São Paulo: Cia. das Letrinhas, 1998/2000.
  • LIMA, Heloísa. A Semente que veio da África, editora Salamandra.
  • MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. São Paulo: Melhoramentos.
  • OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. A bonequinha preta. Belo Horizonte: LÊ, 1982.
  • OTERO, Regina; RENNÓ, Regina. Ninguém é igual a ninguém: o lúdico no conhecimento do ser. São Paulo: Editora do Brasil, 1994.
  • PEREIRA, Edimilson de Almeida. Os reizinhos do Congo. São Paulo: Paulinas, 2004.
  • RAMOS, Rossana. Na minha escola, todo mundo é igual. São Paulo: Cortez, 2004.
  • ROSA, Sônia. O menino Nito. Rio de Janeiro: Pallas, 2002.
  • SANTOS, Joel Rufino. Dudu Calunga. São Paulo: Ática, 1996.
  • SANTOS, Joel Rufino. Gosto de África. Histórias de lá e daqui. São Paulo: Global, 2001.
  • UNICEF. Crianças como você: uma emocionante celebração da infância. São Paulo: Ática, 2004.
  • ZIRALDO. O Menino Marrom. São Paulo: Melhoramentos, 1986.
  • COSTA, Madu. Meninas negras. Editora Mazza.
  • COSTA, Madu. Koumba e o tambor diambê. Editora Mazza.
  • RODRIGUES, Martha. Que cor é a minha cor? Editora Mazza.
  • BARBOSA, Rogério Andrade. Contos africanos - para crianças brasileiras. Ed. Paulinas.
  • ROCHA, Ruth. O Amigo do Rei, Editora Ática.
  • BRAZ, Julio Emílio. Felicidade não tem cor.
  • DIOUF, Sylviane. As tranças de Bintou.
2º e 3º CICLO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Na Área Linguagens e suas Tecnologias:

Proposta de conteúdo de Língua Portuguesa
  • Leitura;
  • Declamação de poesias; (Navio negreiro)
  • Pesquisas;
  • Exibição de filmes e vídeos: Kiriku e a feiticeira, Kiriku e os animais da floresta, Vista minha pele( discriminação racial da vida de adolescentes), Uma onda no ar (  a população de uma favela encontra na comunicação, a arma  contra a exclusão social e o racismo), Um grito de liberdade (visão do Apartheid na África do Sul. Luta contra o Racismo), Tudo aos domingos ( Tradições  africanas na vida das pessoas), O Contador de Histórias, Narciso (história de dois meninos que encontram uma lâmpada mágica:o menino negro quer ser branco e rico e o menino branco quer  cantar rap com o s negros).Quando o crioulo dança ( entrevistas mostram situações vividas pelo negro no cotidiano)
  • Confecção de livros, dicionários, murais, banners, cordel ou cartazes privilegiando a cultura afro.
  • Reflexão sobre a imagem da população negra apresentada nas novelas da rede de televisão
  • Júri simulado, a partir de enquetes, expressando situações de racismos expressadas pelos alunos
  • Apresentar a Lei 10.639 em cordel
  • Leituras de textos reflexivos, poéticos e informativos;
Propostas de Conteúdos: Redação
  • Análise /releitura de obras  e biografia de artistas, autores e cantores negros;
  • Produção de poesias / paródias;
  • Reconto de histórias e ou canções populares preconceituosas .
Propostas de Conteúdos: Inglês
  • Tradução de palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e para construção de dicionários, murais ou cartazes;
  • Letras de músicas do afro-descendente jamaicano Bob Marley e de outros cantores negros e textos em inglês sobre a vida de lideranças como os americanos Malcom X e Martin Luther King.
Propostas de Conteúdos: Educação Física
  • Folguedos e danças afro- brasileiras / instrumentos musicais;
  • Brincadeiras
  • Destaque no esporte
  • Pesquisa e formação de um grupo de capoeira
  • Criação de um grupo de dança afro ( Axé, Pagode  samba.);
Propostas de Conteúdos: Arte
  • Confecção de objetos artesanais como máscaras.
  • Confecção de adornos: pulseiras, tornozeleiras, anéis, colares.
  • Criação de fantoches e bonecas de pano negras
  • Coreografia, dublagem e apresentação culturais de músicas, como;  Aquarela do Brasil , Canto das três raças – Clara Nunes, Lavagem cerebral – Gabriel, o pensador, Mão de Limpeza – Gilberto Gil, Kizomba – Martinho da Vila, Dia de graça – Candeia, Milagres do Povo - Caetano Veloso e Gilberto Gil, Sorriso Negro – Dona Ivone Lara, Canta BRASIL – Alcyr Pires Vermelho etc
  • Oficinas: Tranças, música, filmes/vídeos.
  • Criação e confecção de figurinos, adereços e instrumentos de percussão;
  • Ouvir e fazer tentativas de tirar som e ritmo de instrumentos típicos: caixa de fósforos, pandeiro, agogô, chocalho, atabaque, berimbau, etc. Além de tocar os instrumentos, saber de que é feito como são feitos e, aprender a construir algum deles.
Na Área de Ciências humanas e sociais e suas Tecnologias:

Propostas de Conteúdos: História
  • História da África: A identidade afro – brasileira, os reinos da África, colonização e descolonização da África;
  • Os afro–brasileiros na sociedade;
  • Quilombos ontem e hoje;
  • Personagens ilustres negro;
  •  Origem do povo negro que veio para capitania de Cuiabá e Mato Grosso.
  • Irmandades Negras (Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e de São Benedito) como espaço de resistência afro-mato-grossense, especialmente na Baixada Cuiabana.
  • Participação negra na formação da capitania de Cuiabá e Mato Grosso;
  • Festas das comunidades negras reminiscência africana em Mato Grosso;
  • Cidades novas de Mato Grosso e a participação afro-brasileira nesse processo;
  • Excursão e visitação com alunos do 9º ano a irmandades negras conforme for surgindo às descobertas nos estudos.
Propostas de Conteúdos: Geografia
  • Localização do Continente africano e seus países no Mapa-múndi;
  • Delimitação no Mapa do Brasil das áreas quilombolas.
Propostas de Conteúdos: Educação Religiosa

  •  Em se tratando de religião e religiosidade, comentar as diversas maneiras que o ser humano busca para fazer a ligação com o Ser Transcendente, destacando as formas dessa manifestação nas religiões de matriz africana presente em Mato grosso.
  • Religiões e cultos afros – brasileiro.


Na Área de Ciências e matemática e suas Tecnologias:

Propostas de Conteúdos: Matemática
  • Geometria, através das figuras representadas por meio dos símbolos da cultura africana;
  • Construção de tabelas e gráficos, relacionados aos dados estatísticos de mortalidade da população negra no Brasil;
  • População negra no Brasil, em Mato Grosso e no Município de Rondonópolis de acordo com o Censo de 2010 / IBGE.
  • Situações problemas
  • Receitas / Medidas

Propostas de Conteúdos: Ciências
  • Culinária africana – receitas
  • Mamona (mamoeiro, carrapateira ou rícino): Práticas fitoterápica, uso lubrificante e biodiesel.
  • Saúde população afra – descendente: pressão arterial elevada e anemia falciforme.
  • Melanina
  • Exposição dos materiais no 1º Sarau da cultura afro.








4.CRONOGRAMA


DATAS
ATIVIDADES
15/02/ a 28/02/2011
 Elaboração do Projeto

04/05/2011
Abertura do Projeto com palestra educativa para toda a comunidade escolar e personagens negras que fazem parte da história de Rondonópolis e região.
09/05/2011
 Estudo da lei 10.639
01/06/2010
Apresentação da lei 10.639 em cordel
02/06/2011 a 15/07/2011
Início da exibição dos filmes, conforme calendário escolar e oficinas de Decoração para a festa Junina, voltada para o tema.
   01/08/ a 07/09/2011  

 Oficina de tranças, fantoches, mascaras e confecção dos figurinos para o desfile de 7 de setembro,
07/09 a 30/09
Excursão e visitação a irmandades negras, conforme os estudos e descobertas.

03/10 a 30/10
Realização do Sarau com exposição dos trabalhos realizados em sala e extra sala: Poesias, monólogos, paródias e produções textuais. (Aberto à comunidade escolar)
25/11/2011
Encerramento do projeto com a 1ª amostra de dança Afro da escola.



























5.ORÇAMENTO


MATERIAL
QUANTIDADE
PREÇO UNITÁRIO
TOTAL
Canetas Hidrográficas coloridas
10 unidades
7,50
75,00
Papel Pardo
 02 rolos
80,00
160,00
Cola Cascorez
05 litros
6,00
30,00
Toner para máquina de xerox
06 tonner
90,00
540,00
Eva
20 folhas
2,00
40,00
Tnt
100 metros
1,00
100,00
Barbante
05 rolos
5,00
25,00
Color Set
50 folhas
0,60
30,00
Capa para encadernação
100 capas
0,80
80,00
Spiral para encadernação
100 unidades
0,20
20,00
Papel de Seda
500 folhas
0,15
75,00
Papel Crepom
50 folhas
0,80
40,00
Pincel atômico
20 unidades
1,50
30,00
Cola para isopor
20 unidades
2,80
56,00
Bolas de isopor
150 unidades
0,80
120,00
Fita Adesiva
20 unidades
4,00
80,00
Cartolina
100 unidades
0,50
50,00
Fita Crepe
20 unidades
2,00
40,00
Tinta para tecido
50 vidro
2,50
125,00
Tinta guache
20 caixas
3,50
70,00
Tinta Facial
10 caixas
5,50
55,00
Tesouras (Tesoura boa com corte)
50 tesouras
3,00
150,00
Cola Quente
100 bastão
0,50
50,00
Pistola para cola quente
 03 unidades
18,00
54,00
Placas de isopor
 20 unidades
3,00
60,00
Cortador de isopor
02 unidades
50,00
100,00
Impressão de banners
04 unidades
80,00
320,00
Arrame
04 rolos
9,00
36,00
Pen Drive
05 unidades
40,00
200,00
Revelação de fotos
200 unidades
1,00
200,00
Locação  de som
01 aluguel
550,00
550,00
Locação de um palco para apresentações
01 aluguel
600,00
600,00
Placas de compensado
04 unidades
60,00
240,00
Tecido branco para telas
30 metros
8,00
240,00
Tecido estampado (Chitão e chitinha)
200 metros
4,50
900,00
Confecção de figurinos
150 peças
15,00
2.250,00
Total


7.791,00














AVALIAÇÃO
A avaliação será conduzida de forma contínua a partir da participação, desempenho e integração dos alunos nas atividades propostas em sala e extra sala, a postura dos mesmos diante de situações  que se referem a cultura étnicorracial.































9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.
  •  MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática, 2007.
  • Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e 2005.
  • Constituição Federal (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm).
  • CARONE, I.; Bento, M. A. S. Psicologia social do racismo. Petrópolis: Vozes, 2003.
  • CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2005.
  • GELEDÉS, INSTITUTO DA MULHER NEGRA. Programa SOS Racismo: racismo é crime.
  • Denuncie. São Paulo. 1992.























Nenhum comentário:

Postar um comentário