Escola Odorico Leocádio da Rosa

Minha foto
Rondonópolis, Mato Grosso, Brazil
Rua Rio Grande do Sul nº2640 Jardim Belo Horizonte Telefone:(06634211024 Coord.Pedagógica:066)96289810 Direção:(066)96344757 Email: eodoricoleocadio@yahoo.com.br Email Institucional: roo.ee.odoricol.rosa@seduc.mt.gov.br

Projeto "Viver e Aprender Matemática - Gincana da Matemática"

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ODORICO LEOCÁDIO DA ROSA

















PROJETO VIVER E APRENDER MATEMÁTICA
X GINCANA DA MATEMÁTICA


















RONDONÓPOLIS – MT
ANO – 2011

ESCOLA ESTADUAL ODORICO LEOCÁDIO DA ROSA


















PROJETO VIVER E APRENDER MATEMÁTICA
X GINCANA DA MATEMÁTICA










TURMAS: 1ª Fase do 2º Ciclo – A, B, C e D
         2ª Fase do 2º Ciclo – A, B, C e D
                           

Professoras :    Cilene Sebastiana Moreira Santos
Cláudia Alice Faco Tziminadis
Marcela Barbado Lourenço Fávero
Mônica Siwerding Meirelles
         Neide Figueiredo de Souza
Simone Marques Lima
         Solange Cecília Kanieski
         Zelma Neves Zieberg de Sousa
INTRODUÇÃO




A Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa procura fazer do processo ensino e aprendizagem algo interessante e significativo, com a participação ativa dos alunos. Tendo como princípio básico colocar mais vida na escola, procurando desenvolver um ensino de qualidade, de forma lúdica, valorizando o trabalho em equipe para que a aprendizagem seja mais útil ao aluno, ampliando suas experiências e fazendo com que o processo de ensino seja dotado de significados e muito mais alegre.
Busca-se fazer da matemática uma disciplina de investigação, propondo atividade na qual a pesquisa, a curiosidade e o desafio estão presentes. Trabalhando a problematização, promovendo situações nas quais os alunos propõem, explora e investiga problemas matemáticos, os quais provêm tanto de situações reais como situações lúdicas.
Cabe-nos, enquanto professores mostrar também que a matemática pode ser divertida e que a resolução de problemas matemáticos pode proporcionar momentos nada enfadonhos. Entendemos que essa disciplina não se caracteriza em resolver exercícios rotineiros e desprovidos de prazer, mas sim proporcionar atividades em que os alunos possam demonstrar capacidade de criar com originalidade, utilizando o raciocínio lógico e a aplicação de seus conhecimentos teóricos matemáticos. Ou seja, promover um momento dedicado á exploração do conhecimento que o aluno possui, procurando desenvolver a capacidade de “fazer matemática”, construindo conceitos e procedimentos que ele vive no dia-a-dia, alicerçando as competências básicas necessárias ao cidadão.


JUSTIFICATIVA




A Gincana é um tipo de jogo e, como tal, traz consigo elementos relacionados à competição entre equipes, assumindo um caráter esportivo e cultural. A realização da Gincana de Matemática como estratégia de aprendizagem é um exemplo de como Matemática e a felicidade podem andar juntas. O uso de jogos e desafios, se convenientemente planejados, são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático.
A Gincana da Matemática estimula o aluno a usar seus conhecimentos prévios na construção de sua estrutura de pensamento. Tendo em vista que os conceitos e fundamentos da matemática têm origem no mundo real e encontram muitas aplicações em outras ciências e inúmeros aspectos práticos da vida cotidiana.
A Gincana da Matemática também cumpre uma função lúdica e educativa, pois aliadas ás finalidades de divertimento e prazer, existem outras funções importantes, como o desenvolvimento afetivo, cognitivo, físico, social e moral, manifestadas em um grande número de competências: escolha de estratégias, ações sensório motoras, interação, observação e respeito a regras.
Tendo em vista que a Gincana será realizada com os alunos da 1ª e 2ª Fase do 2º Ciclo, propõem-se atividades que possam envolvê-los, levando em consideração a maturidade e o desenvolvimento intelectual do aluno, propiciando oportunidades para desenvolver a criatividade, a capacidade de análise, formulação de hipóteses e elaboração de estratégias para resolução de problemas, criando também oportunidades de observação, valorizando a interação entre aluno/aluno, entre professor/aluno e no trabalho coletivo.
OBJETIVO GERAL




Oportunizar aos alunos da 1ª e 2ª Fase do 2º Ciclo, atividades em que possam demonstrar sua capacidade de criar com originalidade, utilizando o raciocínio lógico e a aplicação de seus conhecimentos teóricos matemáticos.





OBJETIVOS ESPECÍFICOS




• Estimular o aprendizado da matemática.
• Integrar os alunos, incentivando-os a competir com espírito de fraternidade.
• Oportunizar a troca de conhecimentos e vivências.
• Propiciar atividades lúdicas para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos.






PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS




As atividades foram elaboradas de forma que representem um desafio para os alunos e para que desenvolvam habilidades, capacidades e competências. Serão apresentadas a partir de figuras, de histórias, de jogos, de situações lógicas etc. Também possibilitarão a elaboração de diferentes estratégias ou procedimentos para a resolução de um problema.
Foram desenvolvidas 20 atividades para a 1ª fase do 2º ciclo e também 20 atividades para a 2ª fase do 2º ciclo que serão entregues uma a uma, pois cada uma delas terá um tempo determinado para serem resolvidas. Esse tempo poderá ser de 5 a 10 minutos dependendo do grau de dificuldade da atividade proposta. Foram desenvolvidas também 3 atividades extras para serem utilizadas se houver empate entre as equipes.
As equipes foram organizadas da seguinte forma:
• em grupos de 8 a 9 alunos e com a interação das turmas em sua respectivas fases;
• cada equipe representará uma cor;
• em cada sala um professor será responsável por três ou quatro equipes.
As atividades serão recolhidas e corrigidas após o termino da gincana. A equipe vencedora de cada fase será a que tiver o maior número de acertos e se houver empate entre as equipes, as mesmas resolverão uma atividade extra, nesse caso ganhará a equipe que resolvê-la corretamente em menos tempo.


CONTEÚDOS




• As quatro operações;
• Situações-problemas;
• Medidas de tempo;
• Medidas de comprimento;
• Medidas de volume;
• Geometria
• Análise de gráficos;
• Desafios.


AVALIAÇÃO




A avaliação é o resultado de um processo de observação tanto do conhecimento construído pelo aluno quanto a forma como ocorreu essa construção.
É parte integrante do processo de ensino-aprendizagem e tem como objetivo principal aprimorar a qualidade desse processo e possibilitar a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades.
No entanto, ela será realizada através da observação dos alunos nos grupos, sua interação e socialização com os demais alunos e também a partir das atividades realizadas, para que posteriormente as dificuldades encontradas pelos alunos sejam trabalhadas e superadas em sala de aula.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




• Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática
• Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores – Brasília 2009.
• A Maneira Lúdica de Ensinar. Graça Batituci e Clélia Márcia de A. Melo.
• Projeto Buriti – Matemática 4º ano. Mara Regina Garcia Gay.
• Aprendizagem Divertida – Matemática e Ciências. Solange Valadares e Rogéria Araújo.
• Aprendendo Sempre Matemática – 5º ano. Luiz Roberto Dante.
• Projeto Conviver – Matemática 4º ano. Estela Milani, Luiz Márcio Imenes e Marcelo Lellis.
• Matemática – 4ª série. Daniela Padovan, Isabel Cristina Ferreira Guerra e Ivonildes dos Santos Milan.
• Projeto Pitanguá - Matemática 4º ano. Juliane Matsubara Barroso e Alessandra Corá.
• Coleção Construindo o Conhecimento – Matemática 4ª série. Clélia Maria Martins Isolani, Regina Rocha Villas Boas, Vera Lúcia Andrade Anzzolin e Walderez Soares Melão.
• É Divertido Aprender Matemática – 3ª Série. Jukie Kuyosen Wakabayashi.

45 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de submeter a apreciação dos administradores desse blog um artigo de minha autoria que trata sobre um método para obter a tabuada de qualquer natural e solicito esclarecimentos de como proceder.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, gostaria de parabeniza-los pela gincana e de receber as questões de matemática que foram utilizadas na gincana de matemática. Meu e-mail é rnjesus@gmail.com.

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei dessa gincana. Se possível, gostaria de receber por email as questões que foram utilizadas. meu e-mail é: gn.barra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei dessa gincana. Se possível, gostaria de receber por email as questões que foram utilizadas. meu e-mail é cristinaclsee@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,
    se possível gostaria de ter acesso aos exercícios utilizados na gincana, o email é: adeliasouz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,
    se possível gostaria de ter acesso aos exercícios utilizados na gincana, o email é: adeliasouz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, também gostaria de ter o acesso aos exercícios utilizados na gincana. Estão de parabéns pelo trabalho. Fico no aguardo. ivanildo67@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!! Show o seu projeto... também gostaria de ter o acesso aos exercícios utilizados na gincana. Parabéns pelo trabalho. Fico no aguardo. rrbarbosa34@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!! Show o seu projeto... também gostaria de ter o acesso aos exercícios utilizados na gincana. Parabéns pelo trabalho. Fico no aguardo. rrbarbosa34@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa noite!! Show o seu projeto... também gostaria de ter o acesso aos exercícios utilizados na gincana. Parabéns pelo trabalho. Fico no aguardo. rrbarbosa34@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. boa noite, gostaria se possivel receber os exercicios utilizados na gincana. kamylaxp13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. gostaria de receber as questões mari-gaspar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. gostaria de receber as questões mari-gaspar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. gostaria de receber as questões mari-gaspar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito, tambem gostaria de recceber as questões utilizadas na gincana.
    janeclourenco@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Ola sou Professor Valdinei e em 2013 usei essa gincana e obtive resultado positivo na turma. zap (94)991924697

    ResponderExcluir
  19. Ola sou Professor Valdinei e em 2013 usei essa gincana e obtive resultado positivo na turma. zap (94)991924697

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de receber as questões
    Katianaky@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, gostaria de receber as questões
    ronicdemorais@hotmail.com
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite!Achei o projeto muito bacana e peço sua permissão para trabalhar esse projeto em sala de aula com meus alunos do 4º ano.Claro que terei que fazer algumas adaptações nas atividades,levando em consideração que tenho 3 alunos com muitas dificuldades de aprendizagem.Se for possível me envie as atividades que foram trabalhadas.
    Meu email: mpo_rm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Gostei do projeto e tenho interesse de aplicar nas minhas turmas. Se tiver como gostaria de receber as atividades.
    klenilson732@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Boa noite,
    Também adorei o projeto e gostaria de receber as atividades por email, se possível.
    Desde já agradeço
    madgfreire@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, o projeto é maravilhoso e se possível, tenho interesse nas questões utilizadas na gincana.
    Grata.
    jacy_arraes@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  26. Boa noite...Gostei do projeto, caso for possivel gostaria de receber as atividades e a pontuacao de cada uma... Obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  27. email: profvgs8080@gmail.com ou profviniciusgs@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá ! Parabéns pelo blog! Se possível gostaria de receber as questões utilizadas na gincana. Meu e-mail é deiaschnorr@hotmail.com . Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  29. Ola boanoite gostaria dereceber por email as questões ue foram usadas na gicana. email e´elizangelaatm23@gamil.com,obg se puder me ajudar

    ResponderExcluir
  30. BOA NOITE QUE BELO PROJETO,
    GOSTARIA DE RECEBER AS ATIVIDADES DESDE JÁ AGRADEÇO.mariasocorro20175455@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Ola!
    Gostaria de receber as atividades desse projeto.
    Meu email é interpretenatalia@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. GOSTEI DO PROJETO, SE PUDEREM ME MANDAR AS ATIVIDADES FICO GRATO.
    adezion@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. boa trde gostaria de receber tambem joina.csb@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. boa trde gostaria de receber tambem joina.csb@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde, gostaria de receber as questões utilizadas na gincana.
    Att. Manuela

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, gostaria de receber as questões utilizadas na gincana.
    Muito obrigada!!!
    Att. Cristiane

    ResponderExcluir
  37. Gostei do projeto e tenho interesse de aplicar nas minhas turmas. Se tiver como gostaria de receber as atividades.
    leilialves@bol.com.br

    ResponderExcluir
  38. Bom dia,

    Adorei a proposta.
    Tem como enviar as atividades para meu e-mail: raimundinhamelo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  39. Adorei a ideia gostaria de ter acesso aos exercícios.poderia enviar
    para meu email.normasuely5023@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Bom dia.
    Gostaria de receber as atividades?
    e-mail- iamaradamacena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Bom dia!
    Gostaria de receber as atividades/provas que foram realizadas nesta gincana, teria como? Se sim, meu e-mail: viviane_uau@hotmail.com

    Desde já meu muito obrigada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  42. Por favor me envia as atividades katia_eu@msn.com

    ResponderExcluir
  43. Por favor me envia as atividadesuas no email eleticerodrigues85@gmail.com
    om

    ResponderExcluir